travessa dos venezianos

sobre a travessa...
por marília dias

A Travessa dos Venezianos inicia na Rua Lopo Gonçalves e termina na Rua Joaquim Nabuco – unindo-as.

Em 06 de julho de 1936, quando a Rua Venezianos mudou seu nome para Joaquim Nabuco, conservou a denominação original TRAVESSA VENEZIANOS, para esta pequena ligação constituída de um conjunto de casas em fita/açorianos que foram tombadas pelo Patrimônio Cultural do Município.

Estas casas são ditas, em fita, por possuírem telhado contínuo e, apenas uma parede divisória comum entre elas. O módulo, de um grupo lateral, tem duas janelas e uma porta central. No outro lado, o módulo apresenta apenas uma porta e uma janela. A distância entre estes módulos tem a largura de apenas 09 metros, para trânsito calmo e social.

A denominação VENEZIANOS faz nos crer, constituir uma homenagem a Sociedade Carnavalesca alojada naquele local e que disputava nos desfiles classificação com a Sociedade Carnavalesca Esmeralda.

Entretanto, relatos históricos referem à inundações ocorridas copiosamente, em época de chuvas, num passado distante, lembrando Veneza (Itália).

foto de rogério dias gonçalves

Comentários

  1. Delícia!!!
    Admiro demais tua iniciativa em dar mais arte para esse lugar tão cacterístico da nossa bela Porto Alegre. Ainda mais he, he pelo bar que tem na esquina. Encomenda da Carmem e Vera, que é um sucesso, conforme o Chef Gustavo Pinto: o clericot. As fotos do Rogério, a presença do Hô Monteiro querido artista parceiro. Quem não vai aparecer por lá!?!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Roda da Imaginação

Estranhos Vestíveis